Seja Bem vindo!!!

Encomendas e Contato pelo e-mail:

blog.flordeprenda@gmail.com

Conheça também a FanPage do Blog =)

Obrigada


terça-feira, 29 de julho de 2014

Do trabalho 'feito em casa'

Vou escrever sobre um assunto que tem me preocupado bastante, 
E tenho conversado com muitas amigas artesãs que estão no mesmo dilema, 
Então vou começar com o Oi gente!!!!

Primeiro quero que vocês entendam que não é grosseria o que vou dizer aqui, é realidade, e o modo menos romântico de tratar o trabalho feito em casa!!!

Tenho recebido alguns orçamentos e afins, onde as clientes estão levando o preço como principal fator!!!

Então gostaria de deixar claro, alguns pontos práticos sobre 'mandar fazer' enxoval de bebê!!!

1. Sim, na loja vai sair mais barato!

2. Muitas artesãs conseguem variar o preço; e nem todas são por que usam material de má qualidade, muitas conseguem material mais barato conforme onde compram, e as quantidades compradas!!!(já comprei pique por 22,90 como já comprei por 44,50).

3. Algumas clientes não entendem a diferença entre um tecido e outro,  vale sempre uma pesquisada com carinho!!!

4. Produto personalizado exige paciência, atenção e amor !!! Os prazos existem, mas trabalhar sobre pressão é horrível no ramo do artesanato!!

5. Existem variadas técnicas que eu uso no meu trabalho;
O puff, o franzido, as nervuras (lindas nervuras), o drapeadinho/pregueado, os caseados, e os bordados computadorizados (que não sou eu que faço).
Então sempre que for passar um orçamento, tento deixar tudo claro como a pessoa quer, convenhamos que algumas técnicas dão muito mais trabalho que outras!!! E o bordado computadorizado, sempre acrescento o valor cobrado separado.

6. Tenho um leque enorme de produtos para bebê, além do tradicional kit de berço.
Sempre antes de responder um orçamento tento ver certinho tudo que a cliente deseja/precisa para que eu possa estudar um 'aproveitamento' maior do tecido - assim, consigo abater o valor no orçamento também!!

7. É a forma que você vai cuidar do seu produto em casa quem dita toda a durabilidade... De que me adianta costurar, prender rendinhas, florzinhas, bordadinhos a mão... se quando chegar em casa tudo que você mais quer é o tradicional 'tacar na máquina' !!! Sim gente, a máquina faz tudo, só não protege o trabalho artesanal =(
E não adianta lavar na mão e por só pra centrifugar tá... Não façam isso!!!!
Tento sempre evidenciar alguns pontos mais trabalhados, justamente para que o restante seja mais fácil de lavar... mas um bordadinho a mão, será sempre um bordadinho a mão!!!!

8. Cada orçamento é único, por que cada trabalho é único. 
Não tenho uma 'tabela' de preços a enviar.

9. Por questões de agenda, os orçamentos são válidos por 7 dias.
Assim consigo me organizar pra responder todas as dúvidas... mas tem épocas que o fluxo de trabalho é intenso, e respostas rápidas me ajudam muito.

Agradeço a compreensão de todas =)

7 Comments:

Roseli said...

concordo plenamente com vc..
Infelizmente nao dao valor no trabalho artesanal..

Helissa. said...

Amiga!! Tenho algo a te dizer:
MUITO BEM, APOIADA!

Fatima Guimaraes said...

Oi Irma
Sei bem como funciona isso.
Essa semana uma cliente fechou um pedido e depois de tudo fechado resolveu pedir um bordado Richelieu...rsrsr...disse que viu na loja com o mesmo preço que passei pra ela...explicar que um trabalho personalizado é sempre mais caro foi dificil viu??
Beijos pra voces...

Teresa Aparecida de Aquino Soranso said...

Bom dia, Irma! Trabalhar com produtos personalizados é assim mesmo, dá trabalho, dá satisfação pessoal, mas não pode virar estresse. Seu trabalho é lindo, merece ser valorizado. Pense que sempre vai existir o que quer mais barato e o que paga quanto quiser pra ter o melhor. Eu prefiro fazer tudo pelo loja pois acho que fica mais profissional e voltar atrás fica mais complicado, tem cartão e coisa e tal. Mas deixe isso pra lá, não vale a pena! Bjs e tenha um dia feliz!

**Lih** said...

Oi Irma,

Eu te entendo... super bem colocado seu post.
Não produzo para vender, mas sei quanto é trabalhoso (e satisfatório) produzir uma peça bem acabada.
Coisa que eu não gosto é de por preço no trabalho dos outros, pago o preço justo que só quem faz sabe qual é.

Beijos!

♥ Carine Calé ♥ said...

Andréia,
Você tem total razão, texto muito bem escrito, com detalhes que só quem trabalha sabe, existem técnicas, que foram estudadas e treinadas em anos de trabalho, tudo isto deve ser levado em conta. Tenho alunas que sempre me perguntam de valores, é o que você disse, não existe uma tabela, é um trabalho artesanal, uma encomenda personalizada... adorei sua postagem, assim como adoro seu trabalho.
Você tem minha admiração e apoio!
Beijinhosss... Carine

Gaby Bassi said...

oi Irma, como é bom expor isso, tb tenho problema com preço, mas estou aprendendo devagarzinho que não devo trabalhar de graça, adoro quando, tira nossas duvidas com esses assuntos, parabéns pela iniciativa, bjs